Quem Somos

 

Olá!

A Proposta do Cupom do Varejo é disponibilizar, em um único lugar,  todas as informações sobre as novas tecnologias e/ou equipamentos fiscais para impressão de cupom, obrigatória no ponto de venda de qualquer comércio varejista.

No menu superior você encontrará as seguintes informações:

  1. O Mapa do Cupom do Varejo – Mapa do Brasil apontando  cada Estado da Federação e a(s) tecnologia(s) que estão adotando. 
  2. Tecnologias Para Emissão de Cupom no Varejo – Quais são as novas tecnologias e suas características.
  3. Legislação – Toda a legislação, por Estado, atualizada e com link, envolvendo as novas tecnologias de emissão de cupom fiscal.
  4. Artigos – Publicações periódicas sobre os acontecimentos envolvendo as novas tecnologias para emissão de cupom fiscal.
  5. Galeria de Vídeos: Vídeos com assuntos relacionados às novas tecnologias.
  6. Download – Material referente as novas tecnologias de emissão de cupom fiscal para você baixar.
  7. Contato: Entre em contato conosco preenchendo o formulário. Retornaremos todos os contatos.

Além disso, disponibilizamos alguns links (veja Links Úteis) apontando para os principais sites que tratam do tema proposto.

Você também encontrará o Plantão do Cupom do Varejo com as notícias mais recentes relacionadas ao tema deste blog.

Não pretendemos tomar partido sobre qual é a melhor tecnologia, mas sim propiciar que os interessados obtenham informações corretas sobre o andamento dos projetos, legislação entre outras, em nível nacional, e que possam expressar suas opiniões e dificuldades, bem como atuar proativamente para facilitar o entendimento de todos.

Atualmente a regulamentação está, nacionalmente, baseada em impressoras fiscais, conhecidas tecnicamente como ECF (Emissores de Cupons Fiscais).

No entanto, muitas mudanças estão ocorrendo, entre elas a implantação do SAT-Fiscal (SAT-CFe) e NFC-e. Para entendê-las, fomos atrás.

Conversamos com profissionais do setor de automação comercial (fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de softwares, interventores técnicos em impressoras fiscais (ECF), contadores e contribuintes), participamos de palestras onde profissionais da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, entre outras, apontaram para qual direção os fiscos estaduais estão caminhando; e pesquisamos muito.

O resultado de todo esse trabalho você encontrará aqui.

Para se ter uma ideia, além da obrigatoriedade atual de uso da impressora fiscal (ECF) para emissão de cupom no varejo, estão em curso as implantações de cinco novas tecnologias.

São elas: SAT-CFe, ECF-MFB, NFC-e, MFE e SAT-ISS para o varejista de serviços.

Como você pôde perceber temos muito para compartilhar, lembrando sempre que nosso foco é tratar, da forma mais abrangente possível, apenas dos assuntos pertinentes aos equipamentos e/ou tecnologias fiscais que propiciem aos lojistas emitirem o cupom discriminando os itens comprados pelo consumidor final.

Naturalmente, outros temas correlacionados poderão ser tratados, mesmo que superficialmente, se entendermos que o contexto contribua para a compreensão do assunto principal que é o CUPOM DO VAREJO.

Desfrute, compartilhe, envie suas dúvidas e contribua.

Abraço!

Equipe Cupom do Varejo.